quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Papo Cabeça: Discutindo Disney, Ed René e Aborto

O papo cabeça do dia 26 de Julho iniciou a série “Encontros”, O objetivo é colocar em discussão temas e personagens distintos. Na aula assistimos um trecho do Famoso filme Fantasia, animação de longa-metragem produzido pelos estúdios Disney em 1940 e lemos alguns trechos do último livro de Ed René Kivitz, Outra Espiritualidade. Ed é Pastor da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), autor e conferencista.

Um encontro um tanto inusitado, mas interessante ao se analisar o conteúdo envolvido nas obras. O filme de Walt Disney, produzido há quase sete décadas retrata a forma como vivem as famílias e o proletariado. Sempre agitados com a intenção de acumular riquezas e, de forma desastrosa, viver aquilo que seria uma família. Vemos a forma como os valores são impostos às crianças, a desestruturação da principal célula social (famílias com um pai, uma mãe, dois pais, duas mães, órfãos, etc..) e a crise existencial vivenciada por meio da ditadura do tempo, do dinheiro e das escolhas.

Do outro lado, estamos nós: Cristãos. O livro de Kivitz aborda a contextualização do cristianismo nesta sociedade imediatista e relativista, em que os valores de outrora são questionados e novas formas e perspectivas de vida colocam o cristianismo na posição de repensar a forma de cumprir o ide, de viver suas convicções, etc. Ser Cristão, segundo ele, está nas ações, no viver, no dia-a-dia. É tentar parecer-se com Jesus e, por isso, demonstrar amor, compaixão, misericórdia para, enfim, ganhar vidas para o Pai.

Pensando nisso, convido você a refletir sobre uma questão contemporânea, que envolve seu posicionamento como Cristão. A Priscila Nonato, jovem da IBG, mandou para nós um artigo sobre o Navio do Aborto, uma embarcação denominada Aurora, bem equipada, que recolhe, há dois anos, nos países da África e da América Latina, mulheres grávidas desejosas de realizar aborto seguro. Leia a matéria na íntegra, clicando aqui e responda:

Como a Igreja de hoje, contextualizada, deve agir em situações com esta? A Igreja Católica se posicionou contra qualquer tipo de aborto, e você? E nós?

5 comentários:

  1. Eu acho que a igreja deve ser CONTRA o abortoo...EU particularmente SOU CONTRAA...Primeiroo ...porque a criança eh um ser como qualquer outroo.. e merece viver.. Segundo.. os que fizeram o bebe deviam saber que uma gravidez pode ser evitada, há tantos métodos de prevenção... e outra, se maltratar animais eh crime... IMAGINA MATAR UM BEBE INDEFESO SEM ELE AO MENOS DAR SUA OPINIÃO... ISSO EHH MUITOO HORRIVEL...
    E depois, como essas pessoas vão poder ser mãe ou pai?? Vão dormir com a consciência limpaa
    depois de matar seu próprio filho??

    ResponderExcluir
  2. obvio que o debate é mais profundo, Carolzinha.

    em caso de estupro, a gravidez não poderia ser evitada...e ai?

    no caso dos acéfalos ou bbs com outras deficiências, que morrem pouco tempo depois de nascer?

    o assunto é delicadíssimo.

    quanto ao navio sou contra pq, ao meu ver, afronta a soberania de cada país que proíbe a prática.

    quanto ao papo cabeça, esta muito legal, recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  3. aii Hernanii... desculppaa... taa
    mais essa eh uma resposta de uma adolescente.. e nauh de um HOMEM q passa numa prova em 1 lugar...( era minha opinião ...oras) ...

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito legal este tema, aliás apenas para refletir!!!

    Quando começa a vida? na fecundação? para um indígena e Judeu também?

    É pecado?

    bjs

    Aborto é igual abortamento?

    ResponderExcluir
  5. Caracas, o pessoal esta com mania de perseguição, ou estão armando para me perseguir, não é possível (não entendeu? leia os comentários do texto sobre a musica do Zaqueu).

    Não te critiquei minha querida Carol, aliás é muito bom saber que vc tem opinião sobre o assunto. Quem dera todo adolescente tivesse a sua, e tbm estivesse disposto a aprender e mudar ou defender sua opinião.

    precisamos abrir nossas mentes gente...menos pedras, mais espelhos

    ResponderExcluir