quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mídia e Cristianismo

Nos últimos tempos a Juventude Cristã tem falado bastante sobre a contextualização do cristianismo. Falamos sobre qual seria o nosso posicionamento em relação aos comportamentos sociais da atualidade, sobre sentimentos e doenças psicológicas que afligem o mundo hoje e suas interferências na fé e no perfil do Jovem Cristão.

Um dos pilares de sustentação do modelo de sociedade contemporâneo é a mídia. Destacamos aqui não apenas os veículos de comunicação, mas todo um sistema de apoio ao modelo socioeconômico atual e predominante. Pilar no qual diversas igrejas têm se apoiado para abarrotar seus templos e aumentar as receitas.

Sendo assim, este assunto não poderia faltar em nossa mesa de discussão. Convidamos você para um Papo-Cabeça sobre a mídia, sua história, suas influências e fenômenos no dia 16 de agosto às 9h, na IBG.

Enquanto isso, coloque sua opinião aqui. O uso de recursos como TV, rádio e outros veículos de comunicação auxiliam ou prejudicam a propagação do evangelho? A forma é a medida decisória?

2 comentários:

  1. Acho que todos os meios de comunicação são benção quando bem utilizados. É possível atingir um número inimaginável de pessoas e transmitir todo o tipo de conhecimento, inclusive transmitir as boas novas do evangélio.

    Porém, é uma faca de dois gumes... tds estes veículos podem ser utilizados para o mal das mais variadas maneiras. Inclusive para propagar seitas e heresias que muitas vzs envergonham o evangélio.

    Temos é que nos policiar e nunca ir pela cabeça de ninguém, devemos buscar o que é bom e confrontar td com a palavra de Deus... o grande mal é que muitas vzs queremos td pronto, mastigadinho...como diria um poeta amigo meu: "o povo prefere beber agua de balde do que direto da fonte"... neste caso ficamos sugeitos a todo tipo de "doença"

    ResponderExcluir
  2. "O poder da mídia para imbecilizar o cidadão é inquestionável. É notória sua capacidade para levar populações inteiras do ridículo ao absurdo sem que elas sequer percebam isso. A publicidade manipula e seduz, transformando o indivíduo em consumidor passivo de tudo aquilo que de maneira atraente e dissimulada lhe é imposto".
    Por: Afonso do Carmo

    Concordo e até mesmo gosto dessa expressão, porém acredito q o q faz da mídia algo maléfico são as pessoas q administram tal poder.
    A verdade é, sabemos do poder q a mídia tem. Mas será q ela tem sido utilizada de forma correta em prol do reino?!
    Na internet...

    "Finalmente, para transformar a sua igreja numa potência de nível nacional, será preciso tomar para si o poder da mídia, e isso dará algum trabalho mesmo para a sua colossal igreja. Comece por meio de jornais e periódicos próprios, publicados na sua cidade e região metropolitana, o que garantirá de uma vez por todas a sua supremacia regional no âmbito religioso/protestante. Até a Igreja Católica irá tremer perante a Igreja Multinacional da Máfia de Deus. Depois disso, procure comprar horários na televisão para transmitir seus cultos em todo o estado, e mais tarde, em todo o país. Comprar algumas horas de programação lhe custará algumas centenas de milhares de reais por mês, mas agora a sua igreja é milionária e isso não será nada para o seu tesouro.
    Graças aos programas de TV, a sua igreja se tornou famosa em todo o país e concorre com as maiores igrejas do ramo. Por último, como o golpe final rumo ao sucesso na carreira evangélica, basta comprar uma emissora de televisão e nela veicular todos os seus cultos e sessões alternativas de descarrego. Quando esse dia chegar, a sua igreja será imortalizada e entrará para os anais da História".

    Ñ me cabe aqui julgar igreja A ou B, nem tenho tal pretensão. O q busco nada mais é, q uma peq reflexão.
    Por fim, entendo q c temos como finalidade alcançar um evangelho contextualizado, c faz necessário nos apropriarmos das mais variadas ferramentas possíveis.
    Cabe a nós sermos cautelosos qto aos princípios cristãos ao administrarmos um poder tão gde como este.

    "Ninguém deve buscar o seu próprio bm, mas sim o dos outros". I Cor. 10:24

    ResponderExcluir