domingo, 2 de agosto de 2009

Como Zaqueu (.) (?) (!)


Eu sinceramente não agüento mais ouvir a música do Zaqueu.


Da tribo mais remota da floresta amazônica à churrascaria mais elitista

dos pampas, do festival de Parintins à Parada gay de São Paulo, da

Daslú até as barracas de CD pirata da 25 de março…todo mundo canta

“entra na minha casa, entra na minha vida”


E quando eu penso que a onda esta passando, o cidadão vai receber

disco de ouro, platina, diamante, estanho…sei lá eu.


Obvio que gosto é gosto, mas sobre esta exposição do “evangélico”

na mídia, da penetração do “gospel”

atingindo todo tipo de gente (inclusive criminosos, já que pirataria

é crime [pra quem vende e pra quem compra]) é boa ou é ruim?


Gedeon Alencar escreveu sobre isso no seu livro “Protestantismo

Tupiniquim”.

Para ele, episódios como estes podem ser encarados de duas

maneiras diferentes:

“1-Otimista: o evangelho de fato venceu neste país, pois hoje nada

mais pode acontecer sem que a presença evangélica se fala sentir,

seja no cenário político, atlético, artístico ou empresarial”

ou

“2-Pessimista: O evangelho vulgarizou-se tanto que a presença

não faz nenhuma diferença porque foi cooptado pelo mundo/

“indústria cultural”."


Neste caso do Zaqueu. Você acha que a música tem atingido pessoas

e o objetivo de evangelização tem sido alcançado ou acha que há uma

vulgarização do evangelho?


A platéia do “Melhor do Brasil” esta louvando e buscando a Deus?

E os casais que estão dançando no fundo?


Recomendo o vídeo abaixo, da “Tropa de Elite da Curicica”


O pessoal que posou com garrafas de cerveja, fazendo gestos

obscenos ou travestidos de mulher para as fotografias que ilustram

a música na versão pagode, foram impactados por ela?


Isso que é o Gospel? Isso é louvor?


Ficam as perguntas…aguardo as respostas…

13 comentários:

  1. Uma situação complexa, pois a música, de fato, se tornou conhecida por todos.

    Não saberia opinar definitivamente o que está certo ou errado. Acredito que tenhamos situações diferentes a serem analisadas... Por exemplo, a questão levantada sobre o alcance de diversas camadas da sociedade: pode ser boa ou ruim, depende da forma. A música de Régis Danese alcançou (ou perturbou) milhares antes de ser cantada pelo grupo de Pagode. Acho que ponto pra ele.

    Em relação à absurda exploração comercial da música, não era de se espantar em nossa sociedade... Uma situação que beira o ridiculo. Se a música alcançou o povo do vídeo? não sei.. Deus é tão soberano...

    No final, creio que deveríamos nos perguntar: Por que a música fez tanto sucesso? O que as pessoas sentem ouvindo-a?

    Perguntas muito dificeis Hernani, rsrsrs, hehe, ...

    ResponderExcluir
  2. Bom eu não tenho medo de afirmar, acredito que quando as musicas fazem muito sucesso tem um motivo.. Ou é por causa de muita oração e vida no altar, ou é por consagração à algum ser que não é Deus.. Não queria ser tão pessimista ao ponto de pensar nisso masi nao vejo nenhuma parte boa nessa musica está tocando em todos os lugares... Os Cristãos estao ficando conhecidos como os da musica de Zaqueu e sinceramente nao gosto desse rotulo.. Eu não gosto dessa musica tem uma letra bonita e tocante mais nao vejo sinceridade ao ser cantada por nenhum dos que a interpretam...
    isso nao cabe a mim.. mais ao meu ver...


    Prefiro o Cd.. " Nossas Cançoes" que está a venda na igreja... bem melhor...

    ResponderExcluir
  3. Hernani
    Tema complicado esse, pois acredito que a música evagélica, ou gospel, como preferirem, tem que alcançar todas as classes sim, pois o evangelho de Cristo não faz acepção de pessoas.Mas acho que todos os lugares não. Não gosto quando passo numa calçada e ouço música evangelica vindo da barraca do cd pirata, parece um paradoxo. Como nos exemplos que você colocou em vídeo... a meu ver louvando a Deus nenhum dos 2 estão. A letra é voltada pra Deus e as atitudes dos dois vídeos não condizem com o que cantam.
    Não sei até que ponto isso é válido para o evangelho, se de alguma forma essas pessoas podem ser alcançadas. Onde fica a diferença ? Onde se aplica o tempero cristão. Na minha opinião, isso banaliza o cristianismo sim e pode atrapalhar algumas pessoas se aproximarm de Cristo.
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Hernani
    Tema complicado esse, pois acredito que a música evagélica, ou gospel, como preferirem, tem que alcançar todas as classes sim, pois o evangelho de Cristo não faz acepção de pessoas.Mas acho que todos os lugares não. Não gosto quando passo numa calçada e ouço música evangelica vindo da barraca do cd pirata, parece um paradoxo. Como nos exemplos que você colocou em vídeo... a meu ver louvando a Deus nenhum dos 2 estão. A letra é voltada pra Deus e as atitudes dos dois vídeos não condizem com o que cantam.
    Não sei até que ponto isso é válido para o evangelho, se de alguma forma essas pessoas podem ser alcançadas. Onde fica a diferença ? Onde se aplica o tempero cristão. Na minha opinião, isso banaliza o cristianismo sim e pode atrapalhar algumas pessoas se aproximarm de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Só sei de uma coisa:
    Regis Danese anda de Mercedes
    Hernani anda a pé e de ônibus
    Regis Danese tem casa própria
    Hernani paga aluguel
    Regis danese é ministro de louvor e abençoa as pessoas
    Hernani é ministro de louvor só usa a vida e a boca dele para critíca as pessoas.
    Regis danese é pecador, Hernani é pecador também.
    Regis danese não escuta Los Hermanos.
    Hernani escuta Los Hernanos.

    Assinado : amigos do Charlie Brown jr

    ResponderExcluir
  6. Realmente esta música toca em todos lugares e atinge vários públicos, até escuto pessoas no trabalho cantar e não são protestantes!! interessante.

    Mas sei de outra coisa:

    Regis Danese anda de Mercedes
    Hernani anda de Busão com Jesus.
    Regis Danese não nasceu em uma casa propria
    Hernani também não mais vai comprar a dele
    Regis Danase é ministro de louvor e abençoa as pessoas.
    Hernani é ministro de louvor faz criticas construtivas e abençoa as pessoas
    Regis danese é pecador, Hernani e todos nós somos
    Regis danese não escuta los hermanos (Será?)
    Hernani aprende com outros tipos de músicas.

    Hernani parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  7. poxa...não sei se andar de ônibus, não ter casa própria (coisa que eu tenho) e escutar Los Hermanos são coisas ruins... comentário preconceituoso, burro e covarde, mas nada que não se esperare de alguém que se esconde no anonimato, com um codinome que faz jus ao comentário.

    em nenhum momento eu critiquei o "artista", nem critiquei ninguém! Meu querido analfabeto funcional AMIGO do CBJr, o que fiz foi tentar chamar pessoas com pouquíssimo interesse de pensar, como vc, a uma reflexão que era pra ser construtiva, tentativa que aparentemente foi em vão.

    Não sou ministro, sou SERVO, hoje sirvo na minha igreja ministrando, trabalho que tem abençoado minha vida e espero que esteja abençoando a vida da igreja. Sem dúvida meu louvor tem chegado a Deus e respondo apenas por mim, não por qualquer "artista" que se diz crente.

    Provavelmente vc, AMIGO do CBJr não conhece a igreja. Se conhece precisa agora conhecer a Cristo. Se conhece a Cristo espero que vc ja tenha se arrependido do comentário estúpido, crie coragem e me procure para que possamos conversar e, quem sabe, nos perdoar. Vc por ter sido tão infeliz no comentário e eu por, não sei porque, ter te ofendido com o post.

    ResponderExcluir
  8. Os Farizeus tinha transporte próprio
    Jesus andava a pé e, quando utilizou um burrinho para se transportar, este era emprestado
    Os Farizeus tinham casa própria
    Jesus não tinha onde reclinar o pescoço
    Os Farizeus, apesar de não viverem o q falavam, ministravam para grandes públicos
    Jesus exortou e criticou os que estavam ganhando dinheiro no templo.

    Na perspectiva de algumas pessoas Jesus deve ter ido pro inferno

    ResponderExcluir
  9. Quem não tem coragem de mostrar a cara e a dignidade de expor a suas idéias olhando nos olhos ( mesmo que sejam vituais) se escondendo no anonimato não merece resposta. Aceito e respeito idéias diferentes das minhas e de quem quer que seja desde que sejam usadas para edificação, construção e principalmente que venham de pessoas que tenham a ombridade cristã de defendê-las sem se esconder. O amigo e Pr. Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  10. Hernani.
    Continue firme. Pensar e refletir faz bem e nem sempre agrada a todos.
    Abs
    Pr. Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  11. Hernanai. Gostei muito do material que vc apresentou.
    Acredito muito que a música está sendo banalizada. Ninguém presta atenção na letra, nem o que ela significa e representa, muito menos no compromisso que ela condiz. Os ritmos têm embalado as pessoas que se deixam levar por ele e não no que estão cantando.

    Nathalia(Namorada do Gabriel tatá :)

    ResponderExcluir
  12. Esse tema realmente nos leva a refletir sobre o que é certo e o que é errado. Eu em particular, não me sinto bem quando passo pela frente de um bar que fica próximo de minha casa e vejo pessoas bebendo e dançando essa música, não acredito que naquele momento aquelas pessoas possam refletir e repensar nos estão fazendo alí e que eles precisam que Deus entre em suas casas e em suas vidas, não acredito...
    O que sei caro leitores, é que tudo está muito "normal", parece que não existe diferença alguma em está dentro de uma Igreja servindo a Deus e dentro de uma bar bebendo e se prostituindo e dizendo: "Também sirvo a Deus e sou crente porque canto a música "Como Zaquel".
    Diz a palavara em Romanos 12,2: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito".
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  13. Hernani,

    seu irmão e eu conversamos hoje sobre esse post, pouco depois de conversarmos sobre esta musica.
    totalmente apoiado em seus comentários. infelizmente nem todos sabem absorver o conhecimento e usa-lo em seu favor. coisas deste tipo derrubam a gente, mas saiba que nossa preocupação tem que ser em não ofender/escandalizar os irmãos... ANONIMOS não são irmãos.... quem faz e não tem coragem de assumir, só pode ser movido por maus intentos...
    fique com Deus!

    Amanda

    ResponderExcluir