quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Conexão Artes - Sábado às 19h
Convidamos você para um momento de pura alegria e celebração.
O Conexão Artes – Festival 2009 é o segundo evento realizado pelos Jovens da Igreja Batista da Graça com o intuito de adorar a Deus usando as mais diversas formas artísticas. Em 2009, o encontro contou com apresentações musicais, teatrais, além de dança e poesia. Foi muito agradável e abençoado perceber como o Senhor é grande e como essa grandeza requer maneiras criativas e diferentes de ser exaltada.
Este ano, preparamos um momento especial em que bandas de diversos estilos musicais estarão louvando e demonstrando por meio dos mais diferentes acordes e ritmos que Jesus é Digno. Teremos ainda a participação de Andrés Cala Muñoz, protagonista do musical “José, o sonhador, e seu fantástico casaco colorido”, da Igreja Memorial de São Paulo.
Venha! Descubra que Jesus é um Deus criativo e, adorá-lo, requer criatividade.
Acesse o hot-site do conexão, http://www.ibg.org.br/artes
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Mídia e Cristianismo - Parte 1
Hoje, quero deixar para vocês um vídeo de um pastor americano revoltado com a conhecida "Teologia da Prosperidade". Teologia que utiliza principalmente os meios de comunicação de massa para disseminar um pensamento calunioso e sem base biblica.
Os veículos de comunicação são ferramentas poderosas para a divulgação do evangelho, o fato é que essa "teologia" não busca proclamar o nome de Jesus e seus ensinamentos, mas atrair o maior número de "fiéis", (detalhe: fiéis às igrejas e não a Jesus), e assim, lucrar, lucrar e lucrar.
Assistam e comentem sobre o uso da mídia para atrair pessoas para um evangelho falso e que não nos ensina andarmos como Jesus, mas transforma-lo em um Gênio da Lâmpada, ao qual devemos determinar, cobrar, exigir... (Mais do que três pedidos)..
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
As construções humanas e a divina desconstrução
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Mídia e Cristianismo
Um dos pilares de sustentação do modelo de sociedade contemporâneo é a mídia. Destacamos aqui não apenas os veículos de comunicação, mas todo um sistema de apoio ao modelo socioeconômico atual e predominante. Pilar no qual diversas igrejas têm se apoiado para abarrotar seus templos e aumentar as receitas.
Sendo assim, este assunto não poderia faltar em nossa mesa de discussão. Convidamos você para um Papo-Cabeça sobre a mídia, sua história, suas influências e fenômenos no dia 16 de agosto às 9h, na IBG.
Enquanto isso, coloque sua opinião aqui. O uso de recursos como TV, rádio e outros veículos de comunicação auxiliam ou prejudicam a propagação do evangelho? A forma é a medida decisória?
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Jogo dos erros
Este clipe me faz pensar em várias coisas, mas, como gato escaldado
tem medo de água fria, prefiro apenas apresenta-lo a vcs e
perguntar…onde está o erro?
Não duvide, neste caso é arte imitando a vida…mais a pergunta que
eu me faço é, como em um país de maioria cristã, onde mais de 15%
da população (ou seja, mais de 27.000.000 de pessoas) se dizem
evangélicos, essa e tantas outras realidades do “Brasil Invisível”
podem ocorrer?
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Sexta-Feira (Cracolândia)
Era dia 8 de agosto de 2009, 1ª sexta-feira do mês, era dia de nós da Igreja Batista da Graça irmos até a Cracolândia ajudar de alguma forma o projeto CENA, que ajuda os moradores de rua e viciados a tentar uma recuperação.
Durante todo o dia um sentimento de ansiedade me acompanhava, mas algo de estranho estava acontecendo em mim, parecia medo, parecia insegurança, realmente estava com medo do que encontrar lá.
Chegamos na Cracolândia aproximadamente 21:40, alguns grupos já haviam saído a campo, então chegaram aos meus ouvidos algumas noticias.
1º: Nosso grande amigo Kassab está espalhando os moradores de rua, ou seja, ele vai até aquela região, retira muitas pessoas e leva a outros lugares (sabe Deus onde).
2º: Nosso grande amigo Kassab proibiu a distribuição de comida nas ruas, ou seja, ele tirou a comida e tirou quem precisava de comida.
Deu a entender que qualquer tipo de trabalho ali agora seria inútil, já que as pessoas vinham em nossa direção justamente pela comida. Porém, o pastor João, responsável pelo projeto disse que o trabalho estava apenas se iniciando, justamente por isso iríamos chegar até aquelas pessoas sim, mais munidos da Palavra e do amor.
A partir dai o desafio foi maior, mas encarei o desafio (apesar de quase desistir). Ouvimos muitas histórias, muitas histórias mesmo, e Deus pela segunda vez (decorrente a minha segunda visita) me mostrou que meus problemas são mínimos. Deus me fez entender que todo meu esforço ali ainda era pouco.
Deus me abençoou muito, a cada história que eu ouvi, cada abraço que dei, cada palavra que ouvi (um simples "fiquem com Deus"), tudo em um conjunto me ensinou muita coisa, e Deus me mostrou onde realmente precisam de nós e principalmente dEle.
A partir daqui não sei dizer o quanto a minha vida foi renovada, e nem posso dizer se eu abençoei tanto quanto fui abençoado, não sei mais descrever os sentimentos que me rodearam, mas se você quer sentir e descobrir esses sentimentos siga um conselho, vá a Cracolândia na próxima visita (dia 4 de setembro), deixe Deus usar sua vida, sei que Ele fará muito, a começar pela sua vida.
Deus os abençoe
Postado por Matheus Medola
sábado, 8 de agosto de 2009
Proposta indecente
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Papo Cabeça: Discutindo Disney, Ed René e Aborto
Um encontro um tanto inusitado, mas interessante ao se analisar o conteúdo envolvido nas obras. O filme de Walt Disney, produzido há quase sete décadas retrata a forma como vivem as famílias e o proletariado. Sempre agitados com a intenção de acumular riquezas e, de forma desastrosa, viver aquilo que seria uma família. Vemos a forma como os valores são impostos às crianças, a desestruturação da principal célula social (famílias com um pai, uma mãe, dois pais, duas mães, órfãos, etc..) e a crise existencial vivenciada por meio da ditadura do tempo, do dinheiro e das escolhas.
Do outro lado, estamos nós: Cristãos. O livro de Kivitz aborda a contextualização do cristianismo nesta sociedade imediatista e relativista, em que os valores de outrora são questionados e novas formas e perspectivas de vida colocam o cristianismo na posição de repensar a forma de cumprir o ide, de viver suas convicções, etc. Ser Cristão, segundo ele, está nas ações, no viver, no dia-a-dia. É tentar parecer-se com Jesus e, por isso, demonstrar amor, compaixão, misericórdia para, enfim, ganhar vidas para o Pai.
Pensando nisso, convido você a refletir sobre uma questão contemporânea, que envolve seu posicionamento como Cristão. A Priscila Nonato, jovem da IBG, mandou para nós um artigo sobre o Navio do Aborto, uma embarcação denominada Aurora, bem equipada, que recolhe, há dois anos, nos países da África e da América Latina, mulheres grávidas desejosas de realizar aborto seguro. Leia a matéria na íntegra, clicando aqui e responda:
Como a Igreja de hoje, contextualizada, deve agir em situações com esta? A Igreja Católica se posicionou contra qualquer tipo de aborto, e você? E nós?
domingo, 2 de agosto de 2009
Como Zaqueu (.) (?) (!)
Eu sinceramente não agüento mais ouvir a música do Zaqueu.
Da tribo mais remota da floresta amazônica à churrascaria mais elitista
dos pampas, do festival de Parintins à Parada gay de São Paulo, da
Daslú até as barracas de CD pirata da 25 de março…todo mundo canta
“entra na minha casa, entra na minha vida”
E quando eu penso que a onda esta passando, o cidadão vai receber
disco de ouro, platina, diamante, estanho…sei lá eu.
Obvio que gosto é gosto, mas sobre esta exposição do “evangélico”
na mídia, da penetração do “gospel”
atingindo todo tipo de gente (inclusive criminosos, já que pirataria
é crime [pra quem vende e pra quem compra]) é boa ou é ruim?
Gedeon Alencar escreveu sobre isso no seu livro “Protestantismo
Tupiniquim”.
Para ele, episódios como estes podem ser encarados de duas
maneiras diferentes:
“1-Otimista: o evangelho de fato venceu neste país, pois hoje nada
mais pode acontecer sem que a presença evangélica se fala sentir,
seja no cenário político, atlético, artístico ou empresarial”
ou
“2-Pessimista: O evangelho vulgarizou-se tanto que a presença
não faz nenhuma diferença porque foi cooptado pelo mundo/
“indústria cultural”."
Neste caso do Zaqueu. Você acha que a música tem atingido pessoas
e o objetivo de evangelização tem sido alcançado ou acha que há uma
vulgarização do evangelho?
A platéia do “Melhor do Brasil” esta louvando e buscando a Deus?
E os casais que estão dançando no fundo?
Recomendo o vídeo abaixo, da “Tropa de Elite da Curicica”
O pessoal que posou com garrafas de cerveja, fazendo gestos
obscenos ou travestidos de mulher para as fotografias que ilustram
a música na versão pagode, foram impactados por ela?
Isso que é o Gospel? Isso é louvor?