quinta-feira, 22 de abril de 2010

Não basta ser educado, tenha a educação

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
Podemos dizer o quanto é importante que os pais e os educadores assumam uma atitude de amor, compreensão e de diálogo perante os jovens. Porque eles poderão se tornar insatisfeitos e revoltados com tudo o que os rodeiam, por outras palavras, com a sua própria educação.
É comum vermos jovens desmotivados, sem objetivos na vida, que já perderam a determinação de estudar, de ter um crescimento na sua aprendizagem, jovens que não sonham com o futuro. Daí vemos a importância da família também no processo de ensino/aprendizagem do aluno. O educar não acontece somente na escola, mas é uma somatória, sendo que:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição Federal de 1988, artigo 205).
A responsabilidade educacional transpõe as paredes da escola e passa a ser também do Estado, da família e da sociedade, quer dizer, cada um de nós podemos e devemos ser colaboradores para formação de cidadãos dignos. Dentro da nossa COMUNIDADE/IGREJA.
Também é preciso que o jovem aceite a educação que lhe é oferecida. A "missão" de educar, dentro ou fora de casa, é recíproca. Tanto vai depender do jovem, como das pessoas que o rodeiam e procuram apoiar.
A nossa sociedade, cada vez mais, está se afastando do verdadeiro lema e objetivo da educação. Nós vivemos em uma sociedade materialista e capitalista, em que o dinheiro ocupa o lugar de destaque. E os pais, cedendo aos novos valores que se erguem, preocupam-se mais em proporcionar uma boa vida aos filhos do ponto de vista material, menosprezando, assim, uma boa parte do caráter emocional que deve ser sempre uma constante.
Muitos jovens, por seu lado, não compreendendo a posição dos pais, sentem-se abandonados, acabando, muitas vezes por partilhar os seus problemas com falsos amigos, drogas, álcool, roubo... e outros valores considerados mal vistos em nossa sociedade, mas que infelizmente estão cada vez mais presentes.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
A educação deve acontecer de berço, desde a educação infantil.
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)
È fato que as crianças que frequentam as Escolas Dominicais e até mesmo a catequese, estão à frente das demais crianças que não participam. Por lerem a Bíblia muito cedo e desenvolverem trabalhos sobre personagens bíblicos, desenvolvem sua oralidade. Crianças que frequentam igrejas desde a educação infantil são muito mais desenvolvidas em todos os aspectos. E além do mais existe um recurso pedagógico mais rico do que a Bíblia? Educação e Religião, andam sim de mãos dadas.
Ser educado é fundamental. Pense nisso!

Miriam Ferreira
Pedagoga, Educadora e Professora de Bateria

Um comentário:

  1. Nossa, muito bom este artigo. temos que orar, pq estes caras são o futuro da Igreja de Cristo

    Parabéns

    Daniel leme

    ResponderExcluir